Thread Oficial Da Catalunha 1

Thread Oficial Da Catalunha

Joan Tardà é deputado de Esquerda Republicana no Congresso dos Deputados desde 2004. Se a legislatura inicia, será provavelmente a última: “Tenho sessenta e três anos, prontamente me toca se aposentar”, diz. Deu aulas até 2004 e mantém ainda o teu lugar de professor no instituto de Lisboa, ao lado de Barcelona, onde tinha começado de vereador.

Tardà é atrevido, convencido, direto. Não tenho dúvida de que os catalães aumentará o nível de protestos quando chegarem dias mais duros. Tardà, no mínimo, sim, que parece que será um deles. Sabe ser político, entretanto não revela melhor do que outros. A conversa é razoavelmente honesta. Quais são as lembranças que você tem da mili em Ferrol? Em torno de memórias muito desagradáveis. Já Fui mais, em 1977. Às vezes, recordar não gosto muito em razão de era muito consciente de que eu estava perdendo coisas sérias.

Então, não havia quase objetores. Lembro-me de estar fazendo uma guarda em Vigo em um armazém da Marinha e, a poucos metros, estavam as instalações da Bazán. Era o dia de Páscoa. Tinha turnos e os trabalhadores organizaram uma manifestação por dentro do lugar pra realizar a legalização do Partido Comunista. Lembro-me de estar de guarda e ouvir a música. O PSUC defendia a autodeterminação.

Isto estava ligado a tudo o que imediatamente tinha mamado muito jovens em casa, o que era a sensação republicano, da república que nos haviam abortado. Meu avô morreu no exílio, insuficiente antes da morte de Franco. Tudo ia muito relativo com novas dúvidas ligadas ao montanhismo, a localizar a nação. Como seus pais eram independentistas? Não, eram republicanos catalanistas e nacionalistas. Republicanos antes que independentistas. Lembro-me que quando fazíamos propaganda do PSUC de imediato mantínhamos a estelada.

  • Steinhaus Lecturer (Univ. Calif. Irvine), 1985
  • quatro Outros fatos de interesse
  • quarenta e nove horas. Pique não vai abdicar da seleção
  • Jun.2010 | 03:Quarenta e dois
  • ‘Truman’ é um vídeo que cala fundo”

Não éramos comunistas, éramos adolescentes. Seria arrogante e errôneo relatar que havia uma observação ideológico que te fazia deslocar-se para o PSUC. Estava assim como o PSAN, Partido Socialista de Libertação Nacional, que era um partido marxista e independentista muito pequeno. Mas a minha adesão ao PSAN devia ser tão sensível, que eu me lembro que tinha uma pilha em El Prat de Llobregat, bem que me disseram que se eu quisesse militar tinha que encaminhar-se para o Barcelona, entretanto não o fiz.

Tudo era tão sensível que decidías ir a uma festa já que estava mais perto. E pelos colegas. Qual era a tua principal explicação de ser da independência? Eu Nunca fui nacionalista. Tinham a toda a hora relativo a libertação nacional com a libertação social.

Não se localiza nacionalista. Não, nunca fui. Sou independentista, republicano, de esquerda. Chegará uma etapa, com a república catalã, em que não seremos. ERC não é um jogo revolucionário, entretanto também social-democrata radical. Não somos marxistas. Mas é um jogo gaveta de alfaiate, com uma extenso tradição anarcossindicalista, republicana. Sempre estive com pessoas que não tem dissociada de uma coisa ou a outra. Sou filho de um pedreiro e uma bilheteria de cinema.

E meus avós eram pedreiros. Na minha residência a família ia confortavel, meu pai trabalhava aos domingos. Ademais, em uma avenida onde toda gente era semelhante. Quem mais tinha tinha um Seat 600. Eu sou da criação que aos quatorze anos, neste momento ia pro serviço.

eu Podia aprender na instituição, porque nasci em Lisboa. Se tivesse nascido trinta quilômetros mais ao sul, não teria podido. Mas os de Lisboa o tínhamos descomplicado: você trabalhava pela manhã e à tarde ia pra a escola. Onde se filiado pela escala de zero a 10, sendo zero a esquerda e dez direita?

De jovem estava em um. Não, eu era do PSUC. Mais uma vez e De mais a toda a hora tinha convivido com pessoas com posições mais à esquerda. Você dialogou de alterar o nível eficiente. Sim, sim. Eu não era eurocomunista.