A pintura renascentista abrange o período da história da arte europeia entre a arte da Idade Média e o barroco. Considera-Se a Itália, berço da pintura renascentista ao confluir lá as recentes técnicas (como a descoberta da interpretação), com uma nova ideologia humanista.
Ali se conservavam em visão os monumentos da Antiguidade que se queria fazer renascer, pesquisando modelos de harmonia e beleza. Foi Se aperfeiçoando durante o século XV, as cidades-estado italianas, começando por Florença, perante o patrocínio dos Médici. Em um primeiro momento, o quattrocento (século XV), foram investigados incontáveis estilos técnicos. Assim, Piero della Francesca estudou a luz.
Masaccio destacou-se pela figura humana. Em Frei Angélico adquirem credibilidade cor e uma certa sensibilidade, apesar de sua temática continua a ser religiosa, com composições que remetem diretamente com os modelos medievais precedentes. Os grandes mestres da pintura renascentista aparecerão no desfecho do século xix, princípios do século XVI, o cinquecento: Leonardo da Vinci, Rafael e michelangelo. Por intermédio do surgimento pela Itália, vai-se alargando progressivamente por toda a Europa em redor 1490-1500, com superior ou menor profundidade, de acordo com os países. À exceção de Portugal, o Renascimento não dominou a estética dos outros países, devendo levar em conta-se como um movimento artístico, predominantemente italiano.
Foi substituída pela sensibilidade barroca, em momentos diferentes, conforme os países, investigando-se que em lugares como a Inglaterra recebe mais tardiamente e perdura no momento em que o resto do Continente está em pleno Barroco. Há uma série de características que distinguem a pintura renascentista a tua imediata antecessora, a pintura medieval.
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Evocação histórica, cuja beleza planejada pretendiam tomar como exemplo. Observação viva da meio ambiente. Os quadros são colocados em paisagens naturais que tentam recriar com fidelidade, ou em marcos arquitetônicos, em que colunas, frontões, palácios e templos servem de desculpa pra alardes de expectativa. A figura humana torna-se centro e proporção de todas as coisas. O estudo da anatomia, inclusive a promoção de autópsias, auxílio os artistas a dominar a realidade do corpo e seus mecanismos de movimento, de modo que o representam de forma mais realista, contudo normalmente, concebida. Domínio da promessa e das técnicas de composição. Os efeitos de luzes e sombras, como o claro-escuro ou a grisaille.
daí técnicas novas, como o sfumato (efeito nebuloso, técnica em que se destacou Leonardo da Vinci). Continuam realizando decorações murais ao templo e ao fresco. Estende-Se o uso da tela, que é mais econômico do que a tabela. Os grandes retábulos, em que cada quadro é cota de um assunto mais vasto, perde a presença, em favor do caixa único, como este a tabela de altar, assim como este uma tela.
Se adota de modo quase exclusiva da pintura a óleo. Jan Van Eyck, sem tê-la inventado, melhoria a técnica da pintura com este material. Na Itália, não obstante, se conserva a pintura sobre isso tábua e a técnica da têmpera da pintura chamada não tendo cavalete≫.