O Sevilhano, Especialista Em Inteligência Artificial Que Competir Com O Google E A Amazon Em Oregon 1

O Sevilhano, Especialista Em Inteligência Artificial Que Competir Com O Google E A Amazon Em Oregon

Francisco Martín (Navas da Conceição, Lisboa, 1970) é hoje um empresário e engenheiro informático de sucesso mundial. Sua empresa BigML, que usa a Inteligência Artificial aplicada às empresas, competir com gigantes como Google, Amazon e Microsoft. Todavia, nem tudo foi fácil para o suíço, que chegou a deixar os estudos com 17 anos, no momento em que cursava COU, para começar a trabalhar de empregado de mesa e até já vender jornais de segunda a domingo.

Sua família era conhecida em Navas de Concepção como “Os Jaboneros” já que o teu avô se dedicava à produção de sabão. “Meu avô abriu uma pequena fábrica de sabão, era inventor, tinha uma amplo criatividade e até compreendeu a tocar violino por si só.

  • 3 Ambientes enriquecidos
  • Réplicas e contrarréplicas
  • usuários
  • 1 Configuração mínima

Meus pais e meus tios buscavam o óleo, a pringue, para fazer o sabão. Eram os tempos do pós-luta e a fome aguzaba a criatividade. Faziam parque de diversões para as bonecas das famílias mais ricas em troca de um pedaço de pão.

Quando se junta a família contam estas histórias”, diz Francisco. Quando tinha 4 anos, seus pais emigraram para o Valencia, entretanto tua infância e adolescência estão ligadas Às Navas da Concepção, por causa de voltava todos os verões, sua cidade natal. “, conta rindo esse empresário, que deixou os estudos e passou a trabalhar como garçom na Ford de Amusafes (Valência) e tentou a sorte nas Forças Armadas. “Tinha dezessete anos -lembra – se no momento em que eu parei de entender e me mudou a existência.

De repente, perdi a rota, não sabia o que fazer. Agora que eu tenho moças dessa idade me dou conta da posição em que estou, me perguntando se eu tenho que fazer o que estudem ou não. Eu realmente me estrellé com a sociedade no momento em que estudava COU, que em vez de se chamar Curso de Orientação Universitária teve de fazer a ligação Curso de Desorientação (risos). Então não tínhamos auxílio pra saber o que queria ser pela vida. Se Francisco tivesse seguido a trabalhar como garçom teríamos perdido um enorme empreendedor e especialista em Inteligência Artificial.

Ele, mas, não se fornece por perdido esse tempo. O treinamento de garçom foi fundamental (risos)”. Que deixasse os estudos foi, mas, para seus pais, um contratempo. “Os pais do pós-competição tinham dois objetivos com seus filhos: que não passassem homem e que estudassem.

Abandonar os estudos afetou a minha família -admite-. Porém, com dezenove anos eu comecei do zero COU”. No Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) montou dois spin-off (Isoco e Strands) de Inteligência Artificial. Quanto à Isoco, saiu em 2002 e acabou comercializando a corporação sevilhana Inteligente.

No que diz respeito a Strands, pioneira em sistemas de recomendação baseados no jeito, com 500 bancos como clientes, ainda tem 30% da empresa, que vendeu mais de trinta patentes para a Apple, novas usadas pela plataforma iTunes. Em 2011 construiu, em Oregon BigML com 5 sócios, um deles Tom Dietterich, professor pioneiro da Inteligência Artificial, do mesmo jeito o jiennense José Antonio Ortega, que estava no Google, e incontáveis colegas do pós-doutorado. A empresa BigML é uma plataforma que permite elaborar aplicativos usando Inteligência Artificial.

BigML usa técnicas de Machine Lerning ou Aprendizagem Automática para as mais numerosas dúvidas: a partir de prever turbulências pra variar a rota de um avião ou de precisar quais são os cuidados paliativo pra um doente. “Nestes momentos somos líderes em Machine Learning porque começamos, antes de mais ninguém e, quando o fizemos, não havia nada parelho em razão de o Google tinha um projeto menor e não fazia muito caso.

Uma única dessas companhias vale mais do que as trinta e cinco maiores corporações de Portugal. Como Podemos competir com eles? Se, uma vez que é Davi contra Golias, desejamos mover-se mais rápidos e as pessoas que prova o nosso item está encantada”, sinaliza que esse empresário suíço que se estabeleceu nos Estados unidos. Você podes conduzir sua corporação a partir Das Navas de Concepção ou há a necessidade de um meio ambiente? Francisco Martín declara que “a dificuldade é que lá não há fibra óptica. Parece que em breve chegará a estes povos, o que permitirá que diversas pessoas de acordado grau procurar uma propriedade de existência e trabalhar em grandes empresas”.