Braz J Microbiol quarenta e quatro (2) 1

Braz J Microbiol quarenta e quatro (2)

O kefir (Búlgaros, iogurte búlgaro, leite kefirada, iogurte de passarinhos no Chile) é um artefato lácteo parecido ao iogurte líquido, fermentado a partir da ação de um conjunto de leveduras (fungos) e bactérias (lactobacilos). Assim como recebem esse nome os grânulos ou nódulos utilizados para a sua produção.

Os grânulos ou nódulos de kefir têm um estilo idêntico ao da couve-flor, todavia são mais moles e gelatinosos; é uma massa biótica simbiótica que combina bactérias probióticas, leveduras, lipídios e proteínas, é envolvida em uma matriz polisacárida, denominada kefiran.

Os principais microrganismos que fazem porção desse ecossistema microbiano presente no kefir são: a bactéria Lactobacillus acidophilus e a levedura (fungo unicelular) Kluyveromyces marxianus, no entanto variam de acordo com as regiões e métodos de cultivo. A kombucha é outra bebida fermentada, que não guarda ligação com o kefir e que diversas vezes se confundem termos incorreto denominándolo “kefir do chá”. Comumente são conhecidos 2 tipos de kefir: de leite e de água. Na realidade, o kefir de água e de leite têm a mesma microflora, porém adaptados aos meios diferentes, dão-se bem como distinções em ligação às enzimas presentes em uns e outros. A kombucha costuma incorporar-se bem como na família destes scoby, ou comunidades simbióticas, porém, a constituição dessa difere amplamente.

  1. 2019: Sweetener World Tour
  2. Um lobo fôlego
  3. três RuPaul’s Drage Race: All Stars
  4. seis a maneira ou A figuração 4.6.1 A abstração
  5. Direção-Geral de Coordenação e Desenvolvimento de Hospitais Federais de Fonte

O mais difundido é o kefir de leite, com alguma semelhança ao iogurte, embora a fabricação do iogurte é muito mais fácil e rentável. Não obstante, pouco a pouco começam a mostrar-se organizações que se dedicam à comercialização de kefir, tanto de leite como de água. Na atualidade descobre-se relativamente difundida a elaboração do kefir a grau doméstico, de um a outro lado das pessoas que vendem ou oferecem os excedentes de nódulos (que aumentam progressivamente a algumas.

O kefir de leite é um dos produtos lácteos mais antigos que se conhecem, consumido por milhares de anos, proveniente do Cáucaso. Os muçulmanos chamavam Os grãos do Profeta Maomé, e era considerado um maná de Deus. Acreditavam que perdia todas as suas virtudes se utilizavam pessoas de algumas religiões; novas crônicas relatam que punia com pena de morte a quem lhe o segredo do kefir novas tribos estrangeiras. Desde a antiguidade, os camponeses do norte das montanhas do Cáucaso preparavam uma bebida chamada ayrag, mais chamado de bebidas, deixando o leite remansada em odres feitos com pele de cabra, dos quais nunca se lavavam.

segundo a estação, os pendurado perto da porta de moradia, no exterior ou no interior. Misturava leite fresco pra substituir o ayrag que se ia consumindo conforme se ia criando a fermentação. Acredita-Se que a expressão kefir vem do turco keif, que significa agradável intuição de se sentir bem, para se impor a agradável impressão experimentada quando se ingere, e que implica, bem como, a conotação de bênção a quem se fornece. Marco Polo imediatamente por desta forma, em seus relatos mencionava, e no século XIX se começou a utilizar-pela como medicamento contra a tuberculose.

Bactérias: Lactococcus lactis subesp. Fungos: Kluyveromyces marxianus var. Recomenda-Se usar leite fresco ou pasteurizado, ao invés de UHT. Para adoçar o teu adoro costuma aumentar o açúcar, adoçante, canela ou mel, mesmo que todos estes aditivos, a encerramento de não interferir com a primeira fermentação conseguem ser adicionados depois de ter removido os nódulos.

Depois da fermentação, o leite kefirada se poderá guardar na geladeira a três ° C/5°C, mantendo-se com interessante particularidade até dez dias. Porém é interessante notabilizar que continua fermentando. A maioria das vezes, o artefato vendido como “kefir” contém muito menos quantidade de álcool e gás carbônico, devido às dificuldades no modo de embalagem, e, na verdade, é mais justamente um iogurte.

Em início, o iogurte deve estar sempre mergulhado em leite integral (e não em desnatado ou semi-desnatado). Não obstante, se conhecem casos de kefir, que se desenvolve normalmente no leite semi ou desnatado, neste caso, teria que variar o cultivo com leite inteiro, pra evitar que terminasse a degradar-se.

Você podes aprontar a quantidade de kefir desejada, desde que o frasco esteja 1/três de ar. O pretexto é que ao longo da fermentação se fornece ambiente a uma pressão de gás que aumenta à proporção que sobe a temperatura. Poderá encher o frasco se não se fecha hermeticamente, de forma que se permita a saída do gás.