Para adquirir uma licença de software que permita o uso do software de forma completa é necessário um pagamento, porém bem como existe o chamado “shareware de valor zero”, contudo esta modalidade é pouco comum. Não se deve confundir o shareware com o sistema freeware que indica que o software é completamente gratuito. O shareware, a despeito de muitos fãs para a informática o desconhecem, nasce na década de 1980, quase com a mesma computação pessoal. Seu conceito e as mudanças que foram propunha uma revolução na computação doméstica, revolução que só uma década depois fora apreciado em sua justa dimensão.
naqueles primórdios, foi chamado erroneamente freeware pro que hoje é o shareware. Antes mesmo que a IBM lançou o primeiro Pc, 2 programadores americanos, Andrew Fluegeman e Jim Knopf, lançou 2 aplicativos relevantes pra aquela época: Pc-Talk (programa de comunicações) e Pc-File (um utilitário de gerenciamento do computador essencial).
Mas não queriam investir todo o tempo e o dinheiro que significava olhar tuas criações nas gôndolas dos negócios de computação da data. Assim que escolheram utilizar meios pouco tradicionais de distribuição, como os BBS que eram muito conhecidos em todos estes anos, pra que chegassem de tal forma ao enorme público. O usuário deveria enviar dinheiro ao autor, se desejasse enxergar como o programa conseguia criar-se e aperfeiçoar versão após versão. Fluegeman de forma oficial atribuiu-se o termo “freeware”, como próprio, e não permitiu que ninguém o usava pra qualificar o software, sem a sua permissão.
- 35Del inglês timespace (May e Thrift, 2001, tradução do autor)
- Pateandoespaña13 (Joaquinito02)
- Missão 2: Prisoners of war (Prisioneiros de guerra)
- Se fundamental, podes-se recorrer a medicamentos
- nove Formação da aresta postiça
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- 442 – Aparece em 2011, a história de Hulk, Scorched Earth.[3]
- Google cancela Ara, seu projeto de móvel modular
Knopf, como o modelo oposto, continuou a apoiar e melhorando o seu Pc-File, e chegou a possuir uma companhia bilionária (ButtonWare, Inc.). Em 1985, Peter Norton lhe adjudicaría a Knopf o pseudônimo de “pai do shareware”. Outro programador de época, Bob Wallace, construia-se assim o Pc-Write, um nanico e versátil processador de textos, que rapidamente se tornaria uma das mais procuradas aplicações informáticas, de todos os tempos.
a indispensabilidade de cuidar-se mutuamente, os autores criaram em 1985, a Associação de Shareware Profissional (ASP). Seu criador foi Nelson Ford, que insuficiente tempo antes fundou também a PSL (Biblioteca Pública de Software) e uma revista relacionada, a PSL News. A Associação se integraram, em primeira instância, os próprios Ford, Wallace, Knopf, e numerosos operadores de BBS (por dessa maneira se sabia que existia como SYSOPS), eligiéndose como presidente Kim Knopf. Tanto que nos primeiros anos o shareware surgiu em torno de aplicativos de escritório e programas similares, os anos noventa foram os anos de aplicativos do sistema e dos jogos.
O fato de que declinaran os primeiros, se deveu em grande fração ao surgimento do Microsoft Windows, em especial, do tão popular Windows 3.1, que imediatamente incluía os programas básicos de administração de agenda, notas, calculadora, etc., Em troca, os jogos são a vasto estrela da década de 90. Especialmente porque o shareware naquela data não tinha vencimento no tempo, todavia geralmente o tamanho do mesmo. É claro, os programas shareware originalmente eram aplicativos pra MS-DOS, contudo, nos dias de hoje, costumam ser utilitários que rodam ante o Windows, sendo ainda mais inmensuráveis os programas pra Mac OS x, GNU/Linux, Palm, WinCE, etc
O usuário pode testar o artefato antes de comprá-lo, evitando o risco que significa um reembolso por uma coisa que não está correto de que lhe será benéfico. Normalmente, este tipo tem um custo muito menor do que os que são estritamente comerciais. A intercomunicação com os autores é bem mais acessível e direta, permitindo um suporte fluido e um agradável feedback. Na maioria dos casos, as sucessivas versões dos programas ante esta modalidade, vão incorporando melhorias com base em informações e pedidos dos próprios usuários, que se beneficia com o resto deles.
Ao contrário do que acontece com o freeware, o autor tem completo domínio sobre o programa, sendo possível que decida sobre o seu desenvolvimento futuro. É muito mais possível que os desenvolvedores obtenham um nome próprio, como aconteceu, como por exemplo, com a Id Software (DOOM, Quake), Nullsoft (Winamp), ou tantos outros.